
Álcool e artrite reumatoide
De acordo com pesquisa publicada na Revista Rheumatology, consumir bebidas alcoólicas com moderação pode diminuir o risco de artrite reumatoide. Segundo as informações do Daily Mail, pessoas que bebem regularmente têm quase 50% da probabilidade de desenvolver a doença se comparada as que não consomem bebidas alcoólicas. A pesquisa avaliou nove estudos com cerca de 12 mil pacientes e chegaram a uma conclusão definitiva: Os que bebiam regularmente tinham 48% menos probabilidade de ter a doença. Os resultados sugerem que consumir esse tipo de bebida algumas vezes por semana pode proteger contra a doença que afeta cerca de 600 mil pessoas no Reino Unido. Artrite reumatoide, também conhecida como artrite degenerativa, artrite anquilosante, poliartrite crônica evolutiva (PACE) ou artrite infecciosa crônica é uma doença autoimune sistêmica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional dos pacientes acometidos. Além de danificar as articulações possui manifestações sistêmicas como: rigidez matinal por pelo menos uma hora, fadiga e perda de peso. Os efeitos benéficos do álcool foram exclusivos para pacientes que apresentaram testes positivos para anticorpos anti-proteínas citrulinadas, que aparece em cerca de dois terços das pessoas com artrite reumatoide, e em fumantes. Os que tiveram teste negativo para o anticorpo não mostraram os mesmos benefícios. Este levantamento não mostra os mecanismos para que a bebida evite a artrite, porém pesquisas anteriores sugerem que isso aconteça devido a uma diminuição da inflamação no corpo e um leve efeito anestésico. Fonte e referência: http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/beber-alcool-regularmente-pode-reduzir-risco-de-artrite,d79d21ade706e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html. Scott IC, Tan R, Stahl D, Steer S, Lewis CM, Cope AP. The protective effect of alcohol on developing rheumatoid arthritis: a systematic review and meta-analysis. Rheumatology (Oxford). 2013 52(5):856-67.