Boletim Científico de Atualização em DorISSN 2446-6670
Artigo

Dois copos de cerveja podem aliviar a dor tanto quando o paracetamol

Um estudo de revisão sistemática e meta-analise realizado por cientistas da Universidade de Greenwich, UK, mostrou que a cerveja pode até ser mais eficaz do que analgésicos comuns no combate à dor, dentre eles o paracetamol. Os resultados

DOL · Dor On Line Edição 208 · Novembro 2017 ⭳ Baixar em PDF

Um estudo de revisão sistemática e meta-analise realizado por cientistas da Universidade de Greenwich, UK, mostrou que a cerveja pode até ser mais eficaz do que analgésicos comuns no combate à dor, dentre eles o paracetamol.
Os resultados demonstraram que níveis sanguíneos de álcool em torno de 0,08 %, reduzem a sensibilidade a dor. Os cientistas afirmam que não está muito claro como esse efeito se dá, mas alertam que esse achado deve ser aplicado com muita cautela, pois apesar de não saber o mecanismo analgésico do álcool, sabe-se muito bem os seus malefícios.
De acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de álcool não deve ultrapassar mais de duas unidades, o equivalente a 20 gramas de álcool, por dia, com ausência de consumo em pelo menos dois dias por semana.
Assim, trazendo esse estudo para a nossa realidade, sabe aquele chope no happy hour que você toma com os amigos depois do trabalho, aquela cervejinha que toma em casa assistindo o futebol ou no churrasco de domingo? Pois bem, elas propiciam mais do que momentos de prazer e descontração, uma vez que podem de fato contribuir para atenuar a intensidade de algum tipo de dor que o esteja afetando. Referência: Thompson T, Oram C, Correll CU, Tsermentseli S, Stubbs B. Analgesic Effects of Alcohol: A Systematic Review and Meta-Analysis of Controlled Experimental Studies in Healthy Participants. 3 Pain. 2017, 18(5):499-510.
Alerta submetido em 19/11/2017 e aceito em 19/11/2017.

← Voltar à edição 208