
Artigo
Café como tratamento para dores musculares
Um estudo da Universidade de Illinois, nos EUA, mostrou que a cafeína reduz dores musculares após a prática de exercícios. O estudo se baseou em dados anteriores que indicaram que a cafeína age no sistema envolvido no processamento da dor. Vinte e cinco atletas foram avaliados, sendo que alguns receberam pílulas de cafeína (em dose equivalente a 2,5-3 xícaras de café) antes dos exercícios, e apresentaram redução na dor. Contudo, mais estudos são necessários para desvendar se esse efeito pode melhorar o desempenho dos atletas. Fonte: IJSNEM, 19(2), April 2009.