Boletim Científico de Atualização em DorISSN 2446-6670
Ciência e Tecnologia

Estudo avalia a efeito da suplementação com probióticos e prebióticos

nos sintomas de pacientes com fibromialgia Pesquisa indica que suplementação com probióticos e prebióticos reduz a dor, a depressão e a ansiedade, e melhora o estado funcional, o sono e a qualidade de vida de pacientes com fibromialgia. Pes

DOL · Dor On Line Edição 283 · Fevereiro 2024 ⭳ Baixar em PDF

nos sintomas de pacientes com fibromialgia Pesquisa indica que suplementação com probióticos e prebióticos reduz a dor, a depressão e a ansiedade, e melhora o estado funcional, o sono e a qualidade de vida de pacientes com fibromialgia. Pesquisadores da Turquia realizaram estudo entre 2019 e 2020 para avaliar a eficácia da suplementação com probióticos e prebióticos na redução dos sintomas de pacientes com fibromialgia atendidos no Hospital Universitário de Gazi, a partir de informações coletadas por questionários. Participaram do estudo 63 pacientes, divididos em três grupos: grupo suplementado com probióticos, grupo com prebiótico e, o terceiro com cápsula placebo, todos tratados por 8 semanas. As avaliações foram realizadas antes do tratamento, após 4 semanas e ao final do tratamento utilizando as seguintes ferramentas: Índice de Ansiedade de Beck; Índice de Depressão de Beck; Questionário de Impacto da Fibromialgia; Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh; Qualidade de Vida e Escala Visual Analógica para intensidade da dor. A suplementação com probiótico reduziu os níveis de ansiedade e depressão, melhorou a qualidade do sono e a qualidade de vida, e reduziu a dor. Tanto a suplementação com probióticos quanto com prebióticos reduziram a dor e melhoraram o estado funcional dos pacientes. Como a fibromialgia é uma doença que causa dores intensas, problemas emocionais e redução da qualidade de vida, a terapia probiótica pode ser promissora para pacientes que sofrem da doença. Contudo, os autores alertam para a necessidade de mais estudos para que os tratamentos possam ser aplicáveis no contexto da prática clínica.

Referência: Nazlı Nur Aslan Çİn, Murat Açik, Oktay Faysal Tertemİz, Çile Aktan, Didem Tuba Akçali, Funda Pınar Çakiroğlu & Ayşe Özfer Özçelİk (2023) Effect of prebiotic and probiotic supplementation on reduced pain in patients with fibromyalgia syndrome: a double-blind, placebo-controlled randomized clinical trial, Psychology, Health & Medicine, DOI: 10.1080/13548506.2023.2216464 Alerta submetido em 18/11/2023 e aceito em 20/12/2023. Escrito por Alyne Almeida de Lima.

← Voltar à edição 283