Boletim Científico de Atualização em DorISSN 2446-6670
Artigo

Estudo confirma que falta de café pode causar dor de cabeça

DOL · Dor On Line Edição 107 · Junho 2008 ⭳ Baixar em PDF

Pesquisadores da Universidade de Vermont e Johns Hopkins realizaram um estudo no qual avaliaram os efeitos da cafeína no cérebro humano em dois grupos de voluntários, um que recebeu pílulas de cafeína, e outro tratado com placebo. Os resultados indicaram que o corte no consumo de cafeína produz mudanças na velocidade do fluxo sanguíneo no cérebro (avaliada por meio de ultrasom) e na atividade elétrica cerebral (avaliada por meio de eletroencefalograma), resultando em dores de cabeça - pelo aumento do fluxo sanguíneo – e fadiga. Segundo a pesquisadora Stacey Sigmon, o estudo indicou também que não há benefícios gerais proporcionados pelo consumo crônico de cafeína, entretanto ainda são necessários mais estudos para avaliar os efeitos do consumo e da falta de café. (IRS) Fonte: The University of Vermont. Bioscience and Health, 01 de maio de 2009. http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8099&mode=brows

← Voltar à edição 107