Boletim Científico de Atualização em DorISSN 2446-6670
Artigo

Sabedoria popular é comprovada por pesquisadores ingleses

DOL · Dor On Line Edição 20 · 2001 ⭳ Baixar em PDF

Cientistas da Cardiff University (Reino Unido) confirmaram o que milhares de pessoas com artrite acreditavam há anos. A suplementação dietética com ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (presentes no óleo de fígado de bacalhau) pode modular a expressão e atividade de fatores inflamatórios e enzimas proteolíticas que causam a destruição da cartilagem durante a artrite. Os resultados apresentados pelos pesquisadores demonstram que a exposição do tecido cartilaginoso aos ácidos graxos ômega-3 reduz de maneira dose dependente a expressão e atividade da enzima que degrada os proteoglicanos e diminui a expressão de citocinas pró-inflamatórias (IL-1 e TNF-a) e da COX-2, mas não da COX-1. Estes eventos diminuem o processo de destruição da cartilagem que ocorre na artrite, reduzindo a inflamação e a dor.

← Voltar à edição 20